2008/10/08

O que você vai ser quando crescer?

Que tal você ser um quadrinista? Achou uma sugestão legal? Então segue as instruções ai.



GRADUAÇÃO
Para fazer histórias em quadrinhos não é necessário ter uma formação acadêmica específica, embora muitos profissionais da área sejam artistas plásticos ou designers.De qualquer forma, um bom, um bom quadrinista precisa estudar bastante para ter referências visuais e idéias de roteiros - caso,além de desenhar,ele também escreva as histórias.A falcudade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, lançou recentemente a primeira graduação em quadrinhos do Brasil. O curso tem duração de dois anos e aborda temas como técnicas de desenhos,psiclogia das HQs,arte-finalização entre outros. Para quem já é formado, existem alguns cursos de especialização em falcudades particulares.




ONDE TRABALHA
Quadrinistas podem trabalhar sozinhos ou em uma empresa.Se decidir pela primeira opção, pode fazer HQs autorais e participar de todo processo de criação: do roteiro á arte-final. Outra opção é ser freelancer e fazer trabalhos sob encomenda. Nesses dois casos, o quadrinista pode trabalharem casa ou ter seu próprio estúdio.Há ainda a possibilidade de ser contratado por uma editora.




COMO ESTÁ O MERCADO
Se a idéia é ganhar rios de dinheiro, pode tirar o cavalinho da chuva. Como a maioria dos quadrinhos é freelancer, a renda mensal varia muito. "Tem mês que a gente tira 10 mil,tem mês que a gente não tira nada, mas em média tiro uns 4 mil reais por mês.Não é profissão pra fazer dinheiro, mas, sim, um modo de expressar idèias, dizer o que pensa e viver disso".conta o chargista Laerte.



PERFIL
Para Allan Alex, desenhista da adaptação para quadrinhos de O cabeleiro, de Franklin Távora,um bom quadrinista é sobre tudo, um bom contador de história. "É fundamental que você tenha uma noção narrativa,que saiba contar histórias e envolver as pessoas. O quadrinista não pode ter medo mergulhar nos sentimentos,já que pra contar boas histórias é preciso, de fato, sentir. "E para ser quadrinista nãoé obrigatório saber desenhar. "Se você não sabe desenhar muito bem, mas conta boas histórias, pode der um roteirista;se seu forte é a técnica, pode desenhar ou colorir", completa Allan.



O QUE VALE MAIS A PENA
"O mais legal é a quantidade de coisas que se pode fazer dentro de uma história em quadrinhos. Além disso, o profissional dedicado e pontual sempre terá espaço para crescer", diz o desenhista Renato Guedes,que hoje assina os quadrinhos do Super-Homen.Já Allan Alex afirma que o mais interessante é poder dar assas ás idéias através de uma história que axige imaginação, conhecimento de mundo e muito trabalho.



PORQUE PENSAR DUAS VEZES
Em geral, o trabalho é duro.São muitas horas diárias e rígidos prazos para enfrentar."É um trabalho muito desgastante, pois o mercado exige muito em pontualidade e qualidade", conta Renato Guedes.Já Laerte destaca a dificuldade de trabalhar com idéias."A obrigação de criar é angustiante.Não recomendo para ninguém", brinca Guedes, um dos quadrinistas brasileiros de maior expressão atualmente.

Nenhum comentário: